Mensagem aos meus leitores

Este bolg foi concebido com o intuito de proporcionar aos meus leitores a informação necessária para que possam viver a vida de uma forma mais saudável.
Aqui encontrarão a propriedades físicas de muitos elementos vegetais que podem ser utilizados no dia a dia como infusões, como plastradas, como alimento, ou mesmo como condimento.
As suas inúmeras utilizações, proporcionam mais ou menos facilidade em torna-las parte do nosso quotidiano.
Espero que aprovei-te ao máximo e que este blog lhe seja útil.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Salva




O QUE É?

A salva é um arbusto perene da família das Labiadas, com uma altura média de 60 cm. Originária das regiões mediterrânicas, trata-se de uma planta rústica, muito ramificada, com caules quadrangulares e verdes. As folhas são compridas, espessas e verde-acinzentadas. As flores, brancas, azuis ou violáceas, apresentam-se agrupadas no vértice dos ramos e o fruto tem quatro sementes. Eis algumas variedades desta planta: a salva-da-horta, que possui folhas espessas e aveludadas; a salva-purpúrea, com folhas de cor púrpura; a sal va-tricolor, que tem folhas sarapintadas; e a sãlvá-dourada, de folhas verdes e amarelas.

COMO SE CULTIVA?

Cultive-a num solo leve, alcalino e exposto ao sol. Dizem os antigos que, para fins medicinais, deve colher-se a salva na madrugada do Dia de S. João.

COMO SE CONSERVA?

A secagem da salva deve ser feita lentamente, num local seco e à somb Conserve-a numa caixa bem fechada, para que não perca as suas virtudes.

COMBINA COM...

Utilize-a em pratos de carne, vitela, fígado de vaca, porco, galinha, enchidos, e Também combina com saladas, recheios para aves, píckles, queijos e manteiga.

UTILIZE EM...

As folhas de salva são ricas num óleo essencial, que tem uma acção relaxante antiespasmódica nos músculos do estômago e dos intestinos, sendo particularmente útil para aliviar os problemas digestivos. Além disso, combate pequenas diarreias, vómitos, dores menstruais, afrontamentos da menopausa, estados nervosos, gripe, suores nocturnos e doenças de fígado (aumenta a secreção da bílis).

CURIOSO!

A salva sempre foi considerada uma planta preciosa. Os chineses acreditavam que garantia a juventude eterna.

3 comentários:

Erika disse...

Pois eu vejo que este blog é muito útil, e gostei das noticias que apareceram.

Anónimo disse...

Descobri sem querer esse blog e achei sensacional! Parabéns!!!!

Juliana disse...

Parabéns pelo Blog!!
Muito útil todas as informações!!
Virei aqui mais vezes..

Comentários Recentes

Site Meter